Secretaria de Comunicação Social - BAHIA

topo-area-1087.jpg

Invista na Bahia

A- A+

CONSTRUÇÃO CIVIL

O segmento da construção civil, por seu alto dinamismo e efeito multiplicador nos demais setores, é um dos mais importantes setores da economia. O segmento é responsável por envolver atividades industriais de transformação com aplicação de recursos e habilidades. É também responsável por elaborar soluções de urbanismo e edificações que se tornam indispensáveis à evolução e ao desenvolvimento da sociedade, configurando-se como a indústria da qualidade de vida. Os seus efeitos afetam os padrões sociais de vida, a qualidade e a produtividade da sociedade.
 
A indústria da construção civil possui uma ampla cadeia produtiva que engloba o segmento fornecedor de matérias-primas, equipamentos para a construção e os setores de serviços correlatos, destacando-se no processo de desenvolvimento dos países. O setor da construção civil contribui sobremaneira para situar o país em posição de destaque no cenário econômico mundial. 
 
Especialmente na região Nordeste do país, a Bahia tem demonstrado grande envolvimento com o setor de construção civil, uma vez que, este é responsável pela geração de riquezas diversas, sejam benefícios provenientes das relações de troca econômica inerentes a este sistema produtivo ou pela promoção de emprego e renda para população, contribuindo significativamente para a composição econômica deste Estado. 
 
É um setor que engloba diversos segmentos e subsegmentos do mercado. Construtoras, incorporadoras e prestadoras de serviços, e vários segmentos da indústria de materiais de construção e por segmentos do comércio. Além disso, o alto nível tecnológico da indústria nacional se reflete num amplo leque de produtos, presente no mercado de construção do Brasil.
 
No Estado, este segmento, possui uma participação significativa na estrutura do PIB (produto Interno Bruto) de 6,8%, em 2016 . 
 
Em 2015 o setor empregou 133.481 pessoas, o equivalente a 5,8% do total para o ano.  
 
Na Bahia, o setor de Construção Civil abriu 902 novas empresas em 2016, o que representou 3,7% do total de empresas abertas no Estado no ano, e saldo de 477 empresas. De janeiro a agosto de 2017, o setor abriu cerca de 4,0% do total de empresas abertas no Estado, o equivalente a 690 novas empresas de Construção Civil, saldo de 405 empresas, segundo dados da JUCEB.
 
Desta forma é um setor com efeito multiplicativo na economia que alcança os mais variados setores e subsetores, com um grande poder, de geração de mão de obra em grande escala e renda. 
  
 
Oportunidades de investimento:
 
 Demanda por novos empreendimentos comercias, de serviços e de infraestrutura: 
 
 Destaque investimentos em rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, metrôs, arenas esportivas, pontes, acessos, terminais de cargas e estaleiros, saneamento, energia hidrelétrica e eólica, oleodutos e gasodutos, estruturas metálicas, edifícios residenciais e comerciais, shopping centers, hotéis, resorts, hospitais, empreendimentos industriais e universidades, entre outros.
 
 Dinamização do setor imobiliário, através do Programa Minha Casa, Minha Vida. 
 
 Projetos de mobilidade urbana.
 
 

 

SISTEMA SDE

Semanário SDE

Cadastre-se para receber novidades:

SDE - Secretaria de Desenvolvimento Econômico
4ª Avenida, nº 415, CAB. - CEP 41.745-002 - Salvador - Bahia
Tel: (71)3115-7890 | (71)3115-7937
E-mail: ascom@sde.ba.gov.br
localização

Horário de funcionamento:
De segunda à sexta-feira das 08:30 às 12:00 e 13:30 às 18:00h.

Todo o conteúdo deste portal pode ser utilizado livremente,
desde que a fonte seja citada.

webmail Intranet