RECURSOS HUMANOS
O Governo da Bahia tem priorizado a educação como política de Estado, decisão que fortalece o aperfeiçoamento profissional, formando cidadãos preparados para o mercado de trabalho e fortalecendo a competitividade do Estado na qualificação da mão de obra.
A Bahia possui um total de 28 universidades, sendo sete públicas e 21 particulares, com diversos cursos de graduação, 134 cursos em nível de mestrado e 54 cursos em nível de doutorado, em diversas áreas do conhecimento. Dez universidades são dedicadas à formação técnica, com 51 cursos de graduação, 44 cursos de pós-graduação, 16 cursos em nível de mestrado e seis de doutorado.
O Governo Federal ampliará a rede de ensino federal na Bahia com a implantação de mais duas universidades federais e nove Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet). A Bahia é o estado que vai receber o maior número de escolas técnicas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.
Diversos centros de formação profissional ocupam todo o território baiano, a exemplo do SENAI, SENAC, SENAT, SENAR, CIMATEC, CEPED, IFBA,dentre outros. Todos são dotados de equipamentos avançados, compatíveis aos utilizados nas indústrias.
Suporte tecnológico do SENAI-Cimatec
O SENAI/Cimatec (Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia) promove a educação profissional em todos os níveis e já capacitou 8.500 trabalhadores para atuar na indústria automotiva, com treinamento na área de desenvolvimento, projeto e fabricação de automóveis, peças e sistemas. Oferece 12 cursos técnicos para outros segmentos e 8 cursos superiores de tecnologia, além de especialização, MBA em diversas áreas e mestrado profissional em Gestão e Tecnologia Industrial. A unidade do Senai é considerada como um dos mais modernos centros tecnológicos do Brasil pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica.

