Secretaria de Comunicação Social - BAHIA

topo-area-1087.jpg

Invista na Bahia

A- A+

BEBIDAS

A indústria brasileira de bebidas reveste-se de considerável importância para a economia nacional em virtude, não apenas do valor da produção, como também em função do elevado dinamismo que tem apresentado recentemente, parcialmente responsável pelo notável crescimento de determinados fabricantes que, hoje, ocupam posição de destaque no país e no exterior.

Parte destes fabricantes compõem o setor de bebidas da Bahia. A localização estratégica, facilitadora da distribuição dos produtos para as diversas regiões do país, principalmente, Nordeste e Sudeste, o clima e a qualidade da água são fatores responsáveis pela atração das empresas ao estado.

O polo de bebidas baiano está localizado no município de Alagoinhas, onde estão instaladas importantes cervejarias, como a Itaipava do Grupo Petrópolis e a Brasil Kirin. A qualidade da água também foi responsável pela atração do grupo peruano Indústria São Miguel que produz refrigerante e sucos. A fábrica de latinhas de alumínio da Latapack-Ball chegou atraída pelas cervejarias.

Água: O Brasil possui 30% das reservas mundiais de água mineral e é o 8º maior produtor mundial de águas envasadas. Entre as principais empresas e marcas do mercado doméstico estão o Grupo Edson Queiroz (Indaiá e Minalba) e o Grupo Schincariol (Schincariol).

Café: O café é o alimento mais consumido diariamente por 78% da população brasileira acima de 10 anos. O Brasil tem vantagens com relação aos outros produtores por possuir um parque cafeeiro complexo e diverso, que produz uma grande variedade de tipos de bebidas. Além disso, tem liderado o processo de desenvolvimento tecnológico, com destaque para a fertirrigação e mecanização.

Os cafés especiais têm apresentado taxas de crescimento de consumo muito elevadas e a valorização da qualidade da bebida tem aberto espaço para agregação de valor ao café, mesmo na fase de produção, por meio de processamento pós-colheita adequado, e, principalmente, por ações de marketing e estratégias de comercialização. A fatia de mercado dos cafés especiais já está bem estruturada na Bahia, inclusive com algumas exportadoras atuando voltadas especificamente para este estrato.

A indústria baiana tem potencial para trabalhar com blends para os mais variados mercados consumidores, abastecendo-se com matéria prima local. O conceito de qualidade do café Washed Bahia (lavado da Bahia) já tem reconhecimento internacional. O concurso de Qualidade dos Cafés da Bahia, já na sua nona edição, tem trazido destaque para os cafés especiais do estado, tanto lavados quanto naturais.

Refrigerantes: O Brasil é o 3º maior mercado de refrigerantes do mundo. Coca-Cola e AB InBev (Ambev) detêm 68% do mercado brasileiro, 32% do mesmo mercado pertencem a pequenas empresas com atuação regional (tubaínas e refrigerantes populares).

Sucos e Outras (isotônicos, bebidas energéticas etc.): O Brasil é um dos maiores polos mundiais de produção de sucos de frutas e está entre os maiores países exportadores. O mercado brasileiro de sucos prontos para beber movimenta cerca de 250 milhões de litros/ano. As principais companhias que atuam na comercialização de sucos são: Gerber Foods, Eckes-Granini, Refresco Holding, RIHA, Stute, Conserve Itália, PepsiCo, Procter & Gamble, Riedel Drinks e Coca-Cola Company.

Cervejas: O Brasil é o 5º maior fabricante de cerveja do mundo, com 8,5 bilhões de litros/ano. A AB InBev (AmBev), por ser a quinta produtora de cerveja do mundo, a segunda das Américas e a maior cervejaria do Brasil e da América Latina, em volume, tem expressiva presença em 14 países e também atua em outros mercados.

Cerca de 98% da cerveja consumida no Brasil são do tipo Pilsen, que se caracteriza por uma coloração clara, médio teor de extrato, baixa fermentação e baixo teor alcoólico, situado entre 3% e 5%.

Vinhos: O Brasil é o 16º produtor mundial de vinho. Na Bahia, o polo de irrigação mais desenvolvido do Vale do São Francisco está situado em torno das cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

Destilados (uísque, vodca, gim, cachaça, bebidas ice, bebidas à base de cerveja etc.): A cachaça é o terceiro destilado mais consumido no mundo e o Brasil é o 3º maior produtor da bebida, com cerca de 5 mil marcas, 30 mil produtores e volume anual em torno de 1,3 bilhão de litros.

As batidas, lideradas pela popular caipirinha, é um outro nicho de mercado explorado pela cachaça. O êxito dá-se devido à variedade de frutas no Brasil que possibilita uma infinidade de misturas e drinques, com um teor alcoólico mais baixo.

No Brasil, a classe das chamadas bebidas ice conta com quinze marcas, dos tradicionais produtores de uísque, aguardente, rum e vodca que atuam no país.

Grandes números do setor:
13,3 bilhões de litros de cerveja foram produzidos no País em 2011. Um aumento superior a 3% se comparado ao ano anterior, em que se produziu 12,8 bilhões de litros;
  34,9% foi o crescimento do volume de vendas de vinhos nos supermercados brasileiros em 2011;
  Os refrigerantes alcoólicos (elaborados a partir da associação de uma bebida alcoólica) tiveram maior importância em faturamento no mercado de bebidas alcoólicas, atingindo a marca de 21,2% ;
  Os sucos de frutas apresentaram um crescimento no volume de vendas nos supermercados, alcançando o patamar de 15,9%.

Fonte: Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (Abir)



Vantagens e oportunidades de investimento:
  Investimentos em logística de distribuição;
  Produção de embalagens para água;
  Águas saborizadas, enriquecidas e funcionais;
  Implantação de indústrias de cafés especiais;
  Implantação de indústrias de produção de chocolates prontos para beber;
  Implantação de indústrias de produção de chás prontos;
  Implantação de agroindústrias de sucos concentrados, doces diversos, polpas de frutas, frutas cristalizadas;
  Produção de frutas de clima temperado (subtropical);
  Implantação de indústrias de bebidas energéticas e isotônicos;
  Disponibilidade de variedades de uva com qualidade reconhecida para produção de vinhos;
  Implantação de parque industrial para produção de vinhos, espumantes e suco de uva;
  Ampliação da área de produção de vinhos para atender ao crescente mercado interno e de exportação.

SISTEMA SDE

Semanário SDE

Cadastre-se para receber novidades:
revista-capa-10185.jpg

Revista Bahia Oportunidades - n°13

revista-capa-9451.jpg

Revista Bahia Oportunidades - n°12

revista-capa-8842.jpg

Revista Bahia Oportunidades nº 11

revista-capa-8221.jpg

Revista Bahia Oportunidades - nº 10

revista-capa-7252.jpg

Revista Bahia Oportunidades - nº 9

revista-capa-6746.jpg

Revista Bahia Oportunidades nº 8

revista-capa-5465.jpg

Revista Bahia Oportunidades - n°7

Bahia: A riqueza da mineração

revista-capa-8422.jpg

Mapa do Setor de Serviços nos Municípios Baianos

revista-capa-7249.jpg

Cadastro do Produtor Mineral

revista-capa-2649.jpg

Revista Bahia Oportunidades - nº 3

O sertão recebe um sopro de modernidade com a implantação do Complexo Eólico da Desenvix

revista-capa-2726.jpg

Revista Bahia Oportunidades - nº 4

Usinas de etanol e Terminal de Regaseificação de Gás Natural fazem Estado começar 2012 com toda a energia

revista-capa-2787.jpg

Revista Bahia Oportunidades - n°1

Ferrovia de Integração Oeste-Leste amplia os horizontes do Estado no caminho do desenvolvimento

revista-capa-2884.jpg

Política Industrial da Bahia

Um marco para a consolidação de um ambiente propício ao crescimento econômico na Bahia

revista-capa-3174.jpg

Manual de Implementação da Lei Geral no Município

Saiba como e o porquê de implantar uma Lei Geral Municipal específica

revista-capa-3134.jpg

Petróleo e Gás

Maior refinaria de petróleo no País e maior complexo petroquímico do hemisfério Sul compõem o cenário

revista-capa-9051.jpg

Versão Inglês-Russo

revista-capa-8955.jpg

Versão Inglês-Alemão

revista-capa-4261.jpg

Energia Eólica

Guia Setorial Energia Eólica

revista-capa-7667.jpg

Desempenho da Mineração 2013

revista-capa-9023.jpg

Versão Português-Inglês

revista-capa-3122.jpg

Indústria Naval

A Bahia tem tradição na construção offshore. Conheça oportunidades de investimento

revista-capa-10722.jpg

Sumário Mineral- abril 2017

revista-capa-3112.jpg

Automotivo

Já são US$ 2,5 bilhões em investimentos para o setor nos próximos anos. Veja as vantagens do mercado baiano

revista-capa-5771.jpg

Polo Industrial de Camaçari

revista-capa-2795.jpg

Revista Bahia Oportunidades - nº 2

Indústria baiana de calçados coloca o Estado em quinto lugar nas exportações do setor no País

revista-capa-10637.jpg

Desempenho da Mineração 2016

revista-capa-8087.jpg

Desempenho da Mineração 2014

revista-capa-9550.jpg

Desempenho da Mineração 2015

revista-capa-6117.jpg

Oportunidades de Negócios para Micro e Pequenas Empresas

revista-capa-3441.jpg

Cooperativas do Estado da Bahia

Aqui você tem acesso à lista organizada das Cooperativas da Bahia por município

revista-capa-4419.jpg

Política de Comércio e Serviços

Diretrizes da política do Estado da Bahia para um setor tão relevante para a economia

revista-capa-8970.jpg

Versão Inglês-Coreano

revista-capa-3144.jpg

Guia de Acesso ao Crédito Bancário

Saiba mais sobre obtenção de financiamentos pelas Micro e Pequenas Empresas nas instituições financeiras parceiras

revista-capa-3613.jpg

Tecnologia e Inovação

Produtos e serviços de incentivo às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

revista-capa-10442.jpg

Sumário Mineral - Janeiro 2017

revista-capa-4482.jpg

Guia de Produtos e Serviços Governamentais

Os produtos e serviços mais necessários para as micro e pequenas empresas

revista-capa-4344.jpg

Revista Bahia Oportunidades - n°6

A qualidade das águas da Bahia impulsiona o Estado como polo internacional de bebidas

revista-capa-4612.jpg

Versão Inglês-Mandarim

A Bahia é o cenário perfeito para grandes oportunidades de negócios. Saiba mais sobre o Estado

revista-capa-10631.jpg

Sumário Mineral - Março 2017

revista-capa-4020.jpg

Sistema Público de Escrituração Digital - SPED

Saiba mais a respeito das obrigações tributárias acessórias relacionadas ao SPED

revista-capa-3658.jpg

Revista Bahia Oportunidades - n°5

Presidente Dilma Rousseff lança pedra fundamental de um dos maiores investimentos do Estado

revista-capa-4272.jpg

Mineração

Guia Setorial Mineração e Transformação Mineral

revista-capa-5700.jpg

Nunca se investiu tanto na Bahia

revista-capa-10510.jpg

Sumário Mineral- fevereiro 2017

revista-capa-9077.jpg

Versão Inglês-Japonês

SDE - Secretaria de Desenvolvimento Econômico
4ª Avenida, nº 415, CAB. - CEP 41.745-002 - Salvador - Bahia
Tel: (71)3115-7890 | (71)3115-7937
E-mail: ascom@sde.ba.gov.br
localização

Horário de funcionamento:
De segunda à sexta-feira das 08:30 às 12:00 e 13:30 às 18:00h.

Todo o conteúdo deste portal pode ser utilizado livremente,
desde que a fonte seja citada.

webmail Intranet